Cirilo Volkmar Machado
(1748-1823)

Cirilo Volkmar Machado


Cirilo Volkmar Machado, por M. Servam, 1791, segundo garvura de Gregório Francisco de Queiroz, 1823

Nota biobibliográfica do Dicionário Bibliográfico Português

CYRILLO VOLKMAR MACHADO, Pintor historico ao serviço de Sua Magestade o senhor D. João VI. — N. em Lisboa a 9 de Julho de 1748, e m. na mesma cidade a 12 de Abril de 1823. (A sua biographia historica e artistica por elle escripta, vem na Collecção de Memorias, etc. abaixo citada, de pag. 302 a 324.) — E.

478) Conversações sobre a Pintura, Esculptura e Architectura, escriptas e dedicadas aos professores e amadores das Bellas-Artes. Lisboa, na Offic. de Simão Thaddeo Ferreira. 1794 a 1798. 8.º-Sahiram seis numeros.

479) As honras da Pintura, Esculptura, e Architectura; Discurso de João Pedro Bellori, traduzido do italiano com annotações. Ibi, na Imp. Regia 1815. 8.º.

480) Nova Academia de Pintura, dedicada ás senhoras portuguezas, que amam ou se applicam ao estudo das Bellas Artes. Ibi, na mesma Imprensa 1817. 8.º.

Estas tres obras sahiram impressas sem o nome do auctor. Com elle se publicou posthuma a seguinte:

481) Collecção de Memorias, relativas ás vidas dos Pintores e Esculptores, Architectos e Gravadores portuguezes, e dos estrangeiros que estiveram em Portugal. Lisboa, na Offic. de Victorino Rodrigues da Silva. 1823. 4.º de IV-331 pag. com o retrato do auctor, gravado por G. F. de Queiroz.

O conego Luis Duarte Villela da Silva, que figurou como editor n'esta publicação, persuadiu (segundo consta) á irmã de Cyrillo, possuidora do manuscripto que seu irmão deixára a impressão d'elle, na mesma fórma indigesta, e falto de lima em que se achava, animando-a a despeza, mediante a expectativa de futuros lucros, que se não realisaram, porque a obra pouca extracção teve, e ainda hoje se conserva em ser boa parte da edição.

Falando de Cyrillo, e do seu livro, o sr. Conde Raczynski a pag. 65 do Diction. Hist. Artistique de Portugal diz: «C'était un faible peintre, et son livre me parait une bien maigre production. » Não ousaremos contestar as opiniões de s. ex.ª; mas a justiça pede se declare, que d'essa obra magra e incorrecta como e, tirou elle boa parte das noticias que no seu Diccionario nos da ácerca dos nossos artistas.

Recortes

-