João Manso Pereira
(1750-1820)

 

Nota biobibliográfica do Dicionário Bibliográfico Português

JOÃO MANSO PEREIRA, Professor regio emerito de Grammatica latina no Rio de Janeiro, e empregado algum tempo por ordem do Governo em investigações mineralogicas na provincia de S. Paulo. — Consta que fôra natural do Brasil, porém ignoro ainda em que provincia nasceu, bem como as datas do seu nascimento e morte. — E.

972) Memoria sobre a reforma dos alambiques, ou de um proprio para a distillação das aguas-ardentes. Lisboa, 1797. 8.º.

973) Memoria sobre o methodo economico de transportar para Portugal a agua-ardente do Brasil, com grande proveito dos fabricantes e commerciantes. Ibi, na Offic. de Simão Thaddêo Ferreira 1798. 8.º de 28 pag. — Foi depois reimpressa no Auxiliador, jornal do Brasil, vol. XIII, n.° 11, pag. 321 e seguintes.

974) Memoria sobre uma nova construcção de alambique, para se fazer toda a sorte de distillações com maior economia e proveito. Traduzida do francez, e accrescentada com notas. Ibi, na Imp. Regia 1805. 8.º.

Além d'estes tres opusculos, o sr.Varnhagen na Historia geral do Brasil, tomo II, pag. 477 menciona mais duas cartas, que Manso escrevêra a Fr. José Marianno Velloso (e que este imprimíra em Lisboa em 1800) sobre ensaios de nitreiras em Sanctos, S. Sebastião, e Ubatuba; e considerações sobre as cinzas do cambará, do imbó, etc. -- Ainda não tive occasião de encontral-as.

II

JOÃO MANSO PEREIRA

V. a sua biographia no Pequeno panorama do Rio, por Moreira de Azevedo, vol. II, pag. 201 e seguintes.

Effectivamente, escreveu e saíram impressas as duas cartas que ficaram mencionadas, e são:

6321) Copia de uma carta sobre a nitreira artificial estabelecida na vila de Santos da capitania de S. Paulo, etc. Lisboa, na offic. da casa litteraria do Arco do Cego, 4.º de 19 pag.

6322) Continuação da mesma, etc. Ibi, 1800. 4.º.

A Memoria n.º 974 e de 42 pag., com estampas.

Recortes

-