Vieira Portuense
(1765-1805)

Vieira Portuense

Vieira Portuense, por José Teixeira Barreto, Museu Nacional de Soares dos Reis

Nota biobibliográfica do Dicionário Bibliográfico Português

FRANCISCO VIEIRA JUNIOR, mais conhecido pelo nome de VIEIRA PORTUENSE, Pintor historico e de paizagens, Lente de desenho na Academia do Porto, sua patria. — N. a 13 de Maio de 1765 e m. na ilha da Madeira (para onde partiu por conselho dos medicos, a fim de buscar n'aquelle clima o remedio á phtysica que padecia) em 1805, contando por conseguinte apenas 40 annos d'edade. — Existe o seu retrato, desenhado segundo julgo por elle proprio, e gravado em Londres por Bartholozzi. Para a sua biographia veJ. as Regras etc., de Taborda, pag. 243 a 248; as Memorias de Cyrillo, pag. 139 a 142; o Dictionnaire de Raczynscki, pag. 299 a 302, etc., etc. — E.

1912) Discurso feito na Academia de desenho e pintura da cidade do Porto. Lisboa, na Imp. Regia 1803. 4.º.

II

FRANCISCO VIEIRA JUNIOR ou FRANCISCO VIEIRA PORTUENSE.

Das noticias biographicas d'este artista, citadas no artigo a que ora me refiro, se extrahiu, segundo creio, outra ainda mais resumida noticia, que appareceu na Revista popular, tomo I (1849) n.os 11 e 12.

O sr. Visconde de Juromenha na sua novissima edição das Obras de Luis de Camões, tomo I, pag. 123 e 124, alludindo aos esboços executados por Vieira Portuense para a edição dos Lusiadas intentada por D. Rodrigo de Sousa Coutinho e que deviam ser gravados por Bartholozzi (esboços que hoje pertencem á casa dos Duques de Palmella, e estiveram patentes na sala da risco do Arsenal da Marinha nas exposições philanthropicas de 1851 e 1858) por uma equivocação, que mal sei como possa explicar-se, confundiu o Vieira Portuense com o Vieira Lusitano, attribuindo aquelle a auto-biographia em verso, que este publicou com o titulo O insigne pintor e leal esposo, etc. (n.º 1911).

Pela minha parte, desejando tornar tão conhecida quanto me fosse possivel a vida e acções d'este nosso insigne artista, e servindo-me além do que já existia impresso a seu respeito, de varios documentos ineditos, que obsequiosamente me foram fornecidos do Porto pelo finado commendador Joaquim Torquato Alvares Ribeiro, e de outras investigações, escrevi novos e mais amplos apontamentos biographicos, que sahiram acompanhados do retrato, no Archivo pittoresco, tomo VIII (1865), a pag. 45, 50 e 66. — Ahi se apurou entre outros pontos, a data certa do obito, que foi a 2 de Maio de 1806.

O Discurso feito na Academia de desenho e pintura (n.º 1912) foi impresso em Lisboa, na Regia Offic. Typographica 1803. 4.º de 11 pag. — Ao meu amigo e constante favorecedor do Diccionario, o sr. Francisco Pereira de Almeida, devo o exemplar que possuo d'este opusculo, do qual não resta no Porto conhecimento ou memoria de especie alguma, segundo me communicou em tempo o sobredito Alvares Ribeiro.

Recortes

-

Bibliografia geral

Gomes, Paulo Varela, Vieira Portuense, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001

Passos, Carlos de, Vieira Portuense, Porto, Portucalense Editora, 1953