João Stooter
(Século XVIII)

 

Nota biobibliográfica do Dicionário Bibliográfico Português

JOÃO STOOTER, que pelo appellido parece ser estrangeiro. D'elle não tenho alcançado mais conhecimento, que o de haver publicado em seu nome, na Hollanda, e no principio do seculo XVIII, duas obras em lingua portugueza, a saber:

1344) Arte de fazer vernizes, etc.

1345) Regras de fazer espingardas, etc.

De uma e outra vi ha tempo exemplares em poder do sr. Figaniere; porém não podendo agora completar a descripção dos titulos no momento em que é forçoso dar para o prélo este artigo, envio desde já os leitores para as Correcções e additamentos que hão de ir no fim d'este volume, onde acharão bem exactamente confrontados os referidos titulos (1).

(1) Este escriptor foi, como elle mesmo diz, natural de Anvers, procincia de Brabante; perito no rachar e lavrar diamantes; e homem de negocio em Lisboa por mais de vinte e seis annos. Conforme ao que prometti a pag. 45, eis-aqui os titulos completos das obras que mencionei sob n.°, 1344 e 1345; bem e fielmente confrontados á vista dos respectivos exemplares:

Arte de brilhantes vernizes, & das tinturas, fazelas, & o como obrar com ellas. E dos ingredientes de que o dito se deve compôr, etc., etc... Como tãobem huma offerta de 18, ou 20 receitas curiosas § necessarias para os ourives de ouro, etc., etc. Anvers, por la viuva de Henrico Verdussen 1729. 8.° de XVI – 65 – V — 63 pag. — É notavel, que comece por um soneto ao auctor antes do rosto do livro! — Ha d'esta obra varias reimpressões, mais ou menos mutiladas, entre ellas uma, da Offic. de Bulhões 1786. 8.º; outra da Typ.de Nunes Esteves 1825. 12.º etc.

Spingardeiro com conta, pezo e medida, que refuta desproporções, ou exactas spiculações e experiencias observadas com conta pezo e medida, etc. Anvers, por Henrico & Cornellio Verdussen 1719. 4.º gr. de VI-82 pag., e mais 8 de indice sem numeração: tendo uma estampa no frontispicio, e mais oito ditas de desdobrar, etc.

II

JOÃO STOOTER.

Como tenho seguido, em harmonia com o que já fizera Innocencio nos anteriores tomos, reproduzirei o que ficou explicado e ampliado nos additamentos a pag. 437.

João Stooter foi, como elle proprio diz, «natural de Anvers, provincia de Brabante; perito no rachar e lavrar diamantes, e homem de negocio em Lisboa por mais de vinte e seis annos».

Os titulos completos das obras mencionadas sob os n.os 1344 e 1345, fielmente confrontados, são os seguintes:

Arte de brilhantes vernizes, & das tinturas, fazelas, & o como obrar com ellas. E dos ingredientes de que o dito se deve compôr, etc., etc. Como tãobem huma offerta de 18 ou 20 receitas curiosas & necessarias para os ourives de ouro, etc., etc. Anvers, por la viuva de Henrico Verdussen, 1729. 8.º de XVI-65-V-63 pag. — É notavel, que começa por um soneto ao auctor antes do rosto do livro! — Ha d’esta obra varias reimpressões, mais ou menos mutiladas, entre ellas uma, da off. de Bulhões, 1786. 8.º; outra da typ. de Nunes Esteves, 1825. 12.º, etc.

Spingardeiro com conta, pezo e medida, que refuta desproporções, ou exactas spiculações e experiencias observadas com conta, pezo e medida, etc. Anvers, por Henrico & Cornelio Verdussen, 1719. 4.º gr. de VI-82 pag., e mais 8 de indice sem numeração; tendo 1 estampa no frontispicio, e mais 8 ditas de desdobrar, etc.

Esta ultima obra foi, no leilão de Gubian, arrematada por 3$200 réis para a real academia de bellas artes de Lisboa.

Recortes

-

Bibliografia geral

-