Inácio da Piedade Vasconcelos
(1676-1747)

 

Nota biobibliográfica do Dicionário Bibliográfico Português

P. IGNACIO DA PIEDADE E VASCONCELLOS, Conego secular da Congregação de S. João Evangelista, muito applicado ás artes de Pintura e Esculptura. — N. na villa de Santarem, de familia mui distincta, e foi batisado na parochia de S. Nicolau a 28 de Março de 1676, e m. (segundo se diz) em 1752. — E.

76) (C) Artefactos symmetriacos e geometricos advertidos e descobertos pela industriosa perfeição das artes escultaria, architectonica, e da pintura. Repartidos em quatro livros. Lisboa, por José Antonio da Silva 1733. fol. de XL — 434 pag., com vinte e duas estampas, das quaes pertencem oito ao livro primeiro, e as quatorze restantes ao quarto.

Falando d'este livro o nosso insigne estatuario e bom philologo Joaquim Machado de Castro, na sua Descripção analytica da Estatua Equestre (discurso preliminar a pag. XII) não hesitou em chamar-lhe claramente uma compilação de desvarios, posto que contenha algumas cousas toleraveis.

Os exemplares d'esta obra, que não são vulgares, valiam n'outro tempo até 2:400 réis. Creio que modernamente tem decahido de preço.

77) Historia de Santarem edificada, que dá noticia da sua fundação, e das cousas mais notaveis n'ella succedidas, a saber: da fundação de todas as suas igrejas.... dos prodigiosos milagres alli succedidos, das reliquias que encerram, das vidas de varios sanctos, e beatas, e de muitas pessoas dignas de memoria, assim em virtudes como em armas e letras, todos naturaes de Santarem, etc. Partes I e II. Lisboa, sem designação da Offic. (que Barbosa diz ser a da Congregação do Oratorio) 1740. fol. 2 tomos com LVIII — 435 pag., e XVI — 504 pag.

Não se póde confiar muito na critica d'este auctor, quanto á verdade dos factos por elle relatados, e a linguagem é pouco para imitar; tanto que o collector do chamado Catalogo da Academia, tendo incluido n'este os Artefactos, como obra para ser consultada a fim de auctorisar as palavras facultativas das artes de que tracta, omittiu comtudo a Historia de Santarem, o que equivale a não julgal-a digna de figurar entre os livros de elocução pura e castigada.

O preço regular dos exemplares d'esta Historia é de 1:200 réis, não sendo raro apparecerem alguns por menores quantias.

II

IGNACIO DA PIEDADE E VASCONCELLOS

Fr. Claudio da Conceição no Gabinete historico, tomo X, pag. 160, diz que m. a 24 de abril de 1747 com setenta e um annos de idade, segundo constava da relação dos obitos da casa dos Loyos.

Recortes

-

Bibliografia geral

-