Roberto Ferreira da Silva

 

Nota biobibliográfica do Dicionário Bibliográfico Português

ROBERTO FERREIRA DA SILVA, natural de Lisboa, onde aprendeu os rudimentos do desenho e pintura, e foi durante alguns annos pintor de carruagens, ao serviço da Duqueza de Cadaval. Passando de Lisboa para o Brasil, obteve ser despachado Official do corpo de Engenheiros, e nomeado Professor de Desenho da Aula Militar do Rio de Janeiro. Ignoro a data do seu obito, que foi comtudo posterior ao acto da separação e independencia politica do Brasil. - E.

254) Elementos de Desenho e Pintura, e regras geraes de Perspectiva. Rio de Janeiro, na Imp. Regia 1817. 4.º com estampas. - Segunda edição, correcta e emendada. Ibi, na Typ. Univ. de Laemmert 1841. 8.º gr. com estampas.

Lembro-me de ter visto há muitos annos em Lisboa um exemplar da primeira edição d’esta obra, que, segundo a opinião de avaliador competente, é tida por um montão de absurdos, e não abona a pericia de Stockler nas bellas-artes, sendo este, como se diz, quem a examinára e corregira antes da impressão, a rogo do auctor. Vi pelo mesmo tempo uma satyra manuscripta, e mui chistosa, no gosto e á imitação da que fica mencionada no Diccionario, tomo III, n.º F, 1603 (escripta, segundo me affirmaram, por pessoa que é hoje alto dignitario na casa imperial), em que o pobre professor de desenho era fustigado desapiedadamente.

Bibliografia geral

Pimenta, Joaquim Alberto Borges, Desenho. Manuais do século XIX de autores portugueses, dissertação de mestrado, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2003